quinta-feira, dezembro 07, 2006
segunda-feira, novembro 13, 2006
Fiquei imensamente feliz ao ver o Jornal da Noite hoje. Pedro Mantorras, que conta já uns anos valentes em Portugal, veio queixar-se que foi chamado de PRETO em 3 (três) ocasiões. Ora, para um país que está constantemente a ser apelidado de racista, é um número excelente!
Acrescente-se que o jovem acha que ser preto é motivo de orgulho, logo, nem sequer se devia ter considerado insultado. Ah! Só que dois desses apupos foram no Dragão... bolas, isso é que estraga a média, lá terá o Porto que contratar mais 3 ou 4 pretos para compensar...
domingo, setembro 17, 2006
quinta-feira, setembro 14, 2006
BEM VINDOS, BEBÉS!
Os bebés de quem falei num post de há alguns meses acabaram de nascer.
O André nasceu dia 24 de Agosto pela manhãzinha, com 50,5 cm e 3,570 kg;
O Rodrigo adiantou-se aos médicos, que lhe tencionavam provocar o nascimento ontem de manhã e nasceu de madrugada, com 44 cm e 2,650 kg;
E a minha priminha Inês nasceu há pouco mais de uma hora (dia 13, 23h20), com 3,200 kg e muito cabelo (foi tudo o que o avô conseguiu dizer :))
Desejos de uma óptima vida para todos, bebés e pais, que sejam abençoados e saibam escolher o melhor caminho para a felicidade!
sexta-feira, agosto 25, 2006
Um filme comovente, para relembrar o flagelo do abandono de animais, com alguns finais felizes de casos que possivelmente circularam nas vossas caixas de mail...
http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQVQg
quarta-feira, agosto 23, 2006
Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Pl... nop!
“O Sistema solar terá oito planetas e pelo menos dois planetas anões", disse Junachi Watanabe, porta-voz do Observatório Nacional de Astronomia do Japão, assegurando que "Plutão foi excluído".
O responsável não adiantou, no entanto, qual será a definição de planeta, a ser votada quinta-feira pela Assembleia-geral da IAU, que decorre em Praga até sexta-feira. Watanabe explicou que a IAU, o árbitro da nomenclatura espacial desde a sua fundação em 1919, afastou a proposta mais discutida até agora, a de adoptar uma definição que mantivesse Plutão como planeta.
O projecto obrigaria a aumentar o sistema solar para 12 planetas, uma vez que teriam que ser acrescentados pelo menos mais três: Ceres, Caronte e o corpo UB-313, ainda sem nome oficial, embora designado Xena pelo seu descobridor, Mike Brown. Assim, de acordo com a nova proposta, Ceres continuará a ser um asteróide, Caronte um satélite de Plutão, enquanto que Xena passará também a "planeta anão". Para o director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Jorge Agostinho, estas definições de planeta "são simples demais e não abarcam tudo o que já sabemos sobre os planetas, deixando alguns de fora".
"Tudo o que conhecemos merece uma definição mais alargada, dividida em subclasses, com todas as propriedades físico-químicas", defendeu, acrescentando que se deve evoluir no sentido de criar uma definição mais lata, que deverá ser subdividida. Os astrónomos do mundo levam já dois anos de intensos debates para acordar uma definição de planeta, depois de Brown ter descoberto em 2003 o UB-313, situado a 14.550 milhões de quilómetros da Terra, que levantou o problema de se deveria ser reconhecido como planeta, dado ser maior do que Plutão. Como recordou Junachi Watanabe, o problema colocou-se porque até agora não havia uma definição científica do que é um planeta. Em todo o caso, os astrónomos estariam a admitir agora que se cometeu um erro quando se atribuiu a Plutão a categoria de planeta, em 1930, e no futuro poderiam incluir outros corpos celestes similares sob a designação de "planeta plutónico" ou "plutoniano". "
E eu que me orgulhava de me lembrar do exacto dia em que me ensinaram esta lenga-lenga...
segunda-feira, agosto 21, 2006
Finalmente escolhemos a casa nova. Encontrámos o anúncio quase por acaso, pouco tempo após ter sido inserido na net. Nessa noite nem dormimos direito e logo pela manhã (de Domingo) ligámos à imobiliária. Conseguimos ir ver a casa dias depois e ficou logo decidido que era mesmo aquela. O processo decorre agora no banco; a mudança, a correr tudo bem, será lá para final de Setembro!
P.S. Finalmente tenho um terraço... talvez um dia tenha jardim... e um cão!
terça-feira, julho 25, 2006
Pessoas para a vida toda
Uma das grandes vantagens de trabalhar num local público é ver gente diferente todos os dias. Melhor ainda é quando nos aparece alguém que conhecemos. Alguém que, de uma forma ou de outra, há mais ou menos tempo, se tornou parte da nossa vida. Para sempre.
Nestes dias tenho tido visitas que me alegraram imenso. Há dias apareceram-me a Vanda e o Ricardo, prestes a serem pais do Rodrigo. Não os via sei lá desde quando... é engraçado reencontrar velhos amigos, dei por mim a sorrir ao recordar os tempos em que nos conhecemos, em que eramos bem mais jovens, sem grandes problemas, e passávamos as noites ao teclado de um computador, tods juntos numa sala de chat onde marinaram romances, se estreitaram amizades, acabaram algumas outras, mas sobretudo nos divertimos muito e saímos todos a ganhar alguns bons amigos.
Hoje, apareceu o Vitas, que (não sei se já lhe disse) é assim uma espécie de irmão que eu nunca tive. Não temos sequer muito contacto "ao vivo", mas gosto deste rapaz à brava! Correndo o risco de lhe manchar a reputação, é uma jóia de menino!
E, para finalizar, encontrei na hora de almoço o meu antigo professor de Jornalismo do 10º e 11º anos. O único professor da secundária que nunca, mas nunca, se esqueceu do nome de nenhuma das minhas amigas, que vai sabendo das nossas vidas sempre que encontra uma de nós e recorda realmente as caras, os sonhos e o que foi feito de nós. Chama-se Carlos Aurélio, também hei-de lembrar-me sempre :)
sexta-feira, julho 14, 2006
Há coisas que eventualmente temos que enfrentar na vida. (A pior é, sem dúvida, a morte. Não a nossa, mas as dos que nos são queridos. Mas não é disso que quero falar.)
Nesta fase da minha vida, estou a mentalizar-me que nunca terei um jardim e que provavelmente nunca mais terei um cão... parece pouca coisa, não é? Pior que mentalizar-me disto é ter que me contentar com o que posso ter. Que é muito, posso até considerar-me uma pessoa com bastante sorte. No amor, na família... mas que raio, porque não se pode ter tudo? Fiz sentido...?
domingo, julho 09, 2006
As grandes equipas revelam-se nos grandes jogos. Os grandes jogadores também. Não admira então que Zidane tenha acabado de terminar a carreira com um vermelho directo, por finalmente ter mostrado ao Mundo, em directo e a cores, quem realmente é (e abstenho-me de dissertar adjectivos, que há demasiadas crianças com acesso à Internet). Afinal sempre existe justiça no Mundo. Pelo menos no futebol. Quanto ao resultado, ditado pela sorte, assim calhou. Defender penalties é para quem pode... :D De qualquer forma era o resultado que eu queria, que todos nós desejámos! "BALENTES"!!! Assim de repente até que a bandeira deles não é assim tão diferente da nossa... :)
PARABÉNS, ITÁLIA!!!!!
Quanto a nós, Portugal, seremos sempre grandes. Vem de longe este orgulho, esta garra, esta união. Vivemos de cada vitória, não do jogo que se segue. E um dia, havemos de conquistar o Mundo. No futebol se repetirá a História.
quarta-feira, julho 05, 2006
domingo, junho 25, 2006
segunda-feira, junho 19, 2006
Como (quase) encontrar a casa dos teus sonhos
Começa-se por pesquisas na internet, onde se encontram algumas imobiliárias com bons produtos. Contactos, visitas. O agente, se for um bom profissional, sabe seleccionar o que nos vai agradar.
Pior é chegar lá, tudo parece perfeito. Depois de algumas dezenas de casas, parece que é aquela... a outra, a de ontem, a realmente perfeita (tinha um aquário na entrada do prédio, porra!), algum engenheiro destruiu ao colocar uma coluna gigantesca colada à enorme janela da sala... Volta-se a casa (essa sim, a verdadeira e actual, o cantinho onde sempre se volta), pensa-se, até se sonha com a (nova) casa... decide-se levar lá os progenitores para avaliar as suas opiniões... decisão quase tomada. E eis que, ao lá chegar, se repara no exterior e não nos belíssimos focos ou nos armários enormes e nas casas-de-banho tão bonitinhas... tudo isso, de repente, sofre um golpe fatal ao pensar em todas as manhãs abrir a janelas e ter à frente do nariz uma oficina, bidons amontoados, pára-choques amolgados espalhados e materiais afins, que deixam adivinhar barulhos e cheiros muito pouco condizentes com o interior do apartamento.
Resultado:0-0, vamos para prolongamento...
domingo, junho 11, 2006
Cinco, quatro, três, dois, .
Pois, não passámos do dois.
Mas deixemos os relatos infelizes para depois.
Estivemos quase, mas quase não sei se chega.
Mandámos vir champagne e deu-se a tragédia grega.
Como é que se diz? Foi por um triz
que nós não pusemos os pontos nos is.
Nabice? Preguiça? Alguém faltou à missa?
Qualquer coisa lhes deu, não sei bem o que foi.
Sei é que fizemos um grande campeonato mas na final não jogámos um boi.
Um boi?!
Foi ou não foi?
Corremos, marcámos, merecemos, saltámos, sofremos e fizemos sofrer.
Fizemos o possível enquanto houve combustível
e metemos o que havia para meter.
Como é que uma equipa com talento, magia e um futuro de que tanto se disse,
está disposta a deitar fora a energia
e se conforma em estar na história como "vice"?
Nada disso!
O tuga, que até hoje só provou que consegue ser segundo,
Vai, por isso, deixar de ser chouriço
e assumir o compromisso de ser campeão do mundo.
Corre mais, joga mais,
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais
Há quem diga que Portugal não está em forma,
modesto por norma,
faz-lhe falta um safanão
que nos faça de uma vez acreditar
que entre os que podem ganhar
está a nossa selecção.
A fasquia está alta?
Não faz mal, Portugal salta
com milhões a empurrar.
Até pode parecer louco,
mas para nós segundo é pouco
E um louco não se deve contrariar.
Será demais pedir o mundo?
O que pedimos, no fundo, são ainda menos ais.
Porque todos se lembram do campeão
Mas não dos que são derrotados nas finais.
Ficar nos dois primeiros não tem mal nenhum,
É preciso é que fiquemos no número um.
Vamos apagar da história essa final de má memória
e vão ver que ninguém topa.
Porque eu posso estar errado, mas que eu saiba, em qualquer lado,
o melhor do mundo é o melhor da Europa.
Corre mais, joga mais,
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais
Repete-se o refrão, a história é que não.
Marca mais, chuta mais
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais.
É o retrato de um país aplicado ao futebol.
Tem tudo o que é preciso, só perde por ser mole.
Toca a acordar, pessoal!
Queremos mais garra,deixar de ficar felizes quando a bola vai à barra.
Vamos com tudo, meter o pé, chutar primeiro,
Que o último a chegar é calaceiro.
Ter medo deles? Isso era dantes!
Vamos embora encher de orgulho os emigrantes.
Sem esquecer que nas grandes emoções
quando grita um português, gritam logo 15 milhões.
Heróis de Berlim, nobre povo.
Não tinha graça cantar um hino novo?
Escrito pelo pé de artistas
que vão alargar as vistas à nação verde e vermelha.
Ficar em segundo? Nem morto!
Ganhar ou perder é desporto? 'Tá bem abelha!
Venha a Alemanha, o Brasil ou a Argentina
com cabelos de menina e cara de lobo mau,
se calham a apanhar-nos pela frente e viram as costas à gente. TAU!
Corre mais, joga mais,
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais
Repete-se o refrão, a história é que não.
Marca mais, chuta mais
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais
Seja no chão, pelo ar, de cabeça ou calcanhar,
de tabela, nas laterais ou no miolo.
Vai Ronaldo, finta um , finta dois, pode remataaaar. golo!!!
(É esta a vantagem da ambição,podes não chegar à lua, mas tiraste os pés do chão.)
Marca mais, chuta mais
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais
Corre mais, joga mais,
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais(repete)
Repete-se o refrão, a história é que não.
Corre mais, joga mais,
Menos ais, menos ais, menos ais,
Quero ainda mais
segunda-feira, junho 05, 2006
Há dias mesmo muito bons. A maioria deles pela simplicidade. Sol, muito calor, uma óptima amiga, uma praia com pouca gente e pouco vento, areia de todas as cores a brilhar sob os pés, um oceano perfeito e não de todo gelado. Primeiro banho de mar do ano! A pureza da água salgada no corpo, a força da maré, o sentir-se tão parte da Natureza. A belíssima sensação do sal a secar na pele, a antecipação do duche doce e do after-sun... Um Corneto de chocolate na esplanada... Vida boa!
EM CADA JANELA UMA BANDEIRA !!!
E em cada bochecha da polícia alemã também??? Impressionante como um povo visto tradicionamente como frio e nacionalista se entrega assim ao acontecimento futebolístico. Bonito de se ver!
Assim como o apoio dos emigrantes tugas à chegada da selecção. Não sou muito adepta desas manifestações (na base do "Portugal é o melhor país do mundo, mas nós pusemo-nos a andar e só lá vamos em Agosto"), mas de vez em quando lá lhes chega o brio lusitano e puxam dos galões, só lhes fica bem.
E a vossa bandeira, já está à vista do mundo?
domingo, maio 28, 2006
GUNS N' ROSES EM DIRECTO NA SIC RADICAL (Rock in Rio 2006)
Desta vez não tentei sequer ir, achei que não tinha pachorra, dinheiro, tempo, etc... achei até que já não devia valer a pena ver Guns ao vivo. Afinal a banda já não é a mesma... Céus, como estava enganada! Ao chegar a casa, em zapping, descubro que o concerto irá ser transmitido em directo pela SIC Radical! Nunca mais me lembro de ter pestanejado! Não sei quantas vezes tive lágrimas nos olhos, não faço ideia a quanto pode ter batido o coração. Por alguns minutos tive 16 anos de novo! E que não restem dúvidas, Axl Rose É A BANDA! Podiam pôr a Filarmónica da GNR a tocar com ele e ele ainda assim seria O colosso! Mais calmo, mais gordo, mais vestido, de resto o mesmo: os mesmos gestos, expressões, o sorriso, os olhos, o cabelo (AS TRANCINHAS, POR DEUS!!! as trancinhas deixaram-me doida!!!)
Tive saudades do resto da banda... sim, que estes nem sei quem são, não me dizem nadinha... mas imitam bem outros, é o que interessa... Ok, são bons, tá...
E pronto é oficial, terei uma paixão por este homem até ao fim dos meus dias, nada a fazer...
Um momento:
"Don't ever leave me
Say you'll always be there
All I ever wanted
Was for you to know that I care"
Rocket Queen
(sabeis lá quantas vezes escrevinhei isto nos cadernos de liceu...)
quinta-feira, maio 18, 2006
The DaVinci Code
Antestreia AMC Arrábida 20, 17 de Maio de 2006, 21h30
Tom Hanks longe do seu melhor, uma francesita resgatada não sei de onde e apenas 2h30 para relatar tudo... e é assim que se estraga uma estória! Quem não leu o livro, não deve sequer chegar à conclusão do porquê do título, tanto é o pormenor que se perde... principalmente no início, onde tudo no livro é mantido no maior suspense, ali é revelado com tal pressa e frieza que não deixa sequer pensar. Apenas o final é mostrado com a calma que o livro impõe.
Devia ser crime fazer filme depois de um livro tão fascinante... de qualquer forma, quando a crítica é má, é sinal que devem ver. Mas de preferência não paguem para isso.
terça-feira, maio 09, 2006
terça-feira, março 21, 2006
CAMPANHA BANDEIRA TUGA
Emigrantes portugueses vão fazer um cordão humano para receber a selecção nacionalA comunidade portuguesa vai receber a selecção nacional, no dia 4 de Junho, na Alemanha, com um cordão humano junto ao hotel em Marienfeld, e ainda com outras iniciativas que já estão a ser programadas.
Quem está a organizar os eventos é o Conselho das Comunidades na Alemanha em conjunto com a Federação das Associações Portuguesas e o jornal Portugal Post.
A comunidade lusa vai montar também centros de informação nas associações portuguesas de Guetersloh, Gelsenkirchen e Gross-Umstadt (Frankfurt), para apoiar aqueles que se desloquem à Alemanha, entre 9 de Junho e 9 de Julho, para assistir ao Mundial.
Fonte: O Jogo
Já há algum tempo que tenciono promover esta campanha, mas esta notícia foi a deixa que precisava! Se bem se lembram, no Euro 2004, boa parte do país agarrou na bandeira nacional e colocou-a em tudo o que era sítio, para mostrar ao mundo o orgulho de ser tuga. Bom, aproveitando o mote dos emigrantes na Alemanha, que tal colocarmos a bandeira à vista de todos JÁ??? Assim, não só a Selecção é bem recebida lá, como também vai daqui com um incentivo inesquecível... Então vamos lá, tudo a resgatar as bandeiras do armário e arejá-las nas janelas, varandas, automóveis e t-shirts deste país!!! Mostremos ao mundo que estamos cá, apesar das crises e das tricas da Liga, da economia degradada, da seca, da chuva, da gripe das aves...
Emigrantes portugueses vão fazer um cordão humano para receber a selecção nacionalA comunidade portuguesa vai receber a selecção nacional, no dia 4 de Junho, na Alemanha, com um cordão humano junto ao hotel em Marienfeld, e ainda com outras iniciativas que já estão a ser programadas.
Quem está a organizar os eventos é o Conselho das Comunidades na Alemanha em conjunto com a Federação das Associações Portuguesas e o jornal Portugal Post.
A comunidade lusa vai montar também centros de informação nas associações portuguesas de Guetersloh, Gelsenkirchen e Gross-Umstadt (Frankfurt), para apoiar aqueles que se desloquem à Alemanha, entre 9 de Junho e 9 de Julho, para assistir ao Mundial.
Fonte: O Jogo
Já há algum tempo que tenciono promover esta campanha, mas esta notícia foi a deixa que precisava! Se bem se lembram, no Euro 2004, boa parte do país agarrou na bandeira nacional e colocou-a em tudo o que era sítio, para mostrar ao mundo o orgulho de ser tuga. Bom, aproveitando o mote dos emigrantes na Alemanha, que tal colocarmos a bandeira à vista de todos JÁ??? Assim, não só a Selecção é bem recebida lá, como também vai daqui com um incentivo inesquecível... Então vamos lá, tudo a resgatar as bandeiras do armário e arejá-las nas janelas, varandas, automóveis e t-shirts deste país!!! Mostremos ao mundo que estamos cá, apesar das crises e das tricas da Liga, da economia degradada, da seca, da chuva, da gripe das aves...
quarta-feira, março 15, 2006
quarta-feira, março 08, 2006
"No Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho: redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas só em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história."
Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
Sim, concordo que ainda há muita mulher explorada e maltratada. Sim, agradeço às senhoras mártires terem sido mulheres de barba rija e terem batido o pé. Sabemos, contudo, que ainda hoje temos mais ou menos os mesmos problemas que elas tinham.
Mal, bem pior que "nós", estão 90 milhões de chinesas maltratadas pelos maridos, milhares (senão milhões) de mulheres africanas que sofrem amputações sexuais ainda em crianças e um sem número de casos que todos os dias nos passam em frente aos olhos na televisão e que ignoramos se são demasiado perto de nós...
Dispensava o paternalismo de termos um dia para comemorar as supostas conquistas que tivemos. Um dia destes vamos ter que fazer tudo de novo para reconquistar o direito de ter tempo para a família, os filhos e os amigos. Os homens não têm dia internacional... logo, ser Dia Internacinal da Mulher não é um indício de igualdade!
Ainda assim, deixo aqui um beijo especial para as fantásticas mulheres que conheço!
quarta-feira, março 01, 2006
Sim, eu sei, há que tempos que não escrevo... nada que contar, suponho...
De qualquer forma quero partilhar com o mundo que em Setembro nascerão três bebés dentro da minha "família". O André ou Catarina, filho/a de uma grande amiga da infância, a Beta, que entre encontros e desencontros a que a vida nos obrigou, esteve e está sempre presente; a outra criança, que não sei como se chamará ainda, filha do meu primo mais velho, Pedro, e da minha prima emprestada, Ana; e nasce também o segundo filho (ou filha) da Vanda e do Ricardo, que se conheceram no chat da Rádio Comercial, onde, aqui há uns tempos, se formou um grupo de amigos que perdura no tempo, o Gang da Comercial! Sejam bem vindos, pequeninos!
De qualquer forma quero partilhar com o mundo que em Setembro nascerão três bebés dentro da minha "família". O André ou Catarina, filho/a de uma grande amiga da infância, a Beta, que entre encontros e desencontros a que a vida nos obrigou, esteve e está sempre presente; a outra criança, que não sei como se chamará ainda, filha do meu primo mais velho, Pedro, e da minha prima emprestada, Ana; e nasce também o segundo filho (ou filha) da Vanda e do Ricardo, que se conheceram no chat da Rádio Comercial, onde, aqui há uns tempos, se formou um grupo de amigos que perdura no tempo, o Gang da Comercial! Sejam bem vindos, pequeninos!
quinta-feira, janeiro 26, 2006
quinta-feira, janeiro 19, 2006
segunda-feira, janeiro 09, 2006
Pois lá fui eu seguir o conselho da amiga Leonor e medi os meus pecados. Nada mau!
The Seven Deadly Sins Quiz on 4degreez.com
Greed: | Medium | |
Gluttony: | Low | |
Wrath: | Medium | |
Sloth: | Medium | |
Envy: | Low | |
Lust: | Very Low | |
Pride: | Medium |
The Seven Deadly Sins Quiz on 4degreez.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)