sexta-feira, dezembro 02, 2005

Como costumo dizer, a vida tem formas de nos mostrar quem manda. Para o bem e para o mal. A questão do ovo e da galinha aplica-se na perfeição à dúvida existencial: sofremos para merecer algo bom ou pagamos o que de bom acontece?
Se no post anterior parecia ter certezas, hoje já não tenho...
Como muito bem dizem os meus aplicados comentadores, temos que aproveitar os momentos bons... se sofremos para trás ou para a frente, logo se verá. Não se pode pensar nisso.

Hoje achei-me especialmente bem disposta. Sei lá porquê! Estava alegre, divertida... será o Natal, será algo orgânico, não sei.
À vinda para casa deparei com um personagem que me comove desde o primeiro dia em que o vi. Um menino, talvez romeno, loirinho de olho azul, sorriso triste, que costuma pedir esmola na zona onde almoço.
O mesmo menino brincava hoje com um daqueles boneco que dentro tem Pez. As pastilhas espalhadas num degrau e ele a contá-las e a meter na embalagem com cabeça de pato. Ria, falava com a mãe, que esperava o mesmo autocarro que eu. Já dentro do veículo, com mais umas dezenas de pessoas, todos apertados, surpreendeu-me a simpatia dos portugueses para com aquele menino. Sorriam-lhe, falavam com ele. Pensei que o confundiam com alguém "de cá". Não: perguntava um velho se ele gostava mais daqui ou do país dele, e ele respondia que gostava mais daqui. Aqui, onde já o vi pedir esmola e vi recusarem-lha com ar de desdém... Naquele autocarro parecia um mundo diferente, bom, solidário e fraterno. Quis o destino que uma senhora desse o lugar ao lado de onde eu estava à mãe do menino e ela sentou-se com ele ao colo. Os grandes olhos azuis, tantas vezes tristes, riam. A mãozinha, de unhas sujas de criança, tocou a minha. Sorri. A partir daí brinquei com ele, falei com ele, pareceu-me outra criança. Saí daquele autocarro muito mais feliz, sem que nada realmente tivesse mudado. Porque apreciei o momento, a alegria do garoto inspirou-me, pronto. A minha vida continua igual e a dele também. Mas valeu pelos sorrisos!

Sem comentários: