terça-feira, março 21, 2006


CAMPANHA BANDEIRA TUGA

Emigrantes portugueses vão fazer um cordão humano para receber a selecção nacionalA comunidade portuguesa vai receber a selecção nacional, no dia 4 de Junho, na Alemanha, com um cordão humano junto ao hotel em Marienfeld, e ainda com outras iniciativas que já estão a ser programadas.
Quem está a organizar os eventos é o Conselho das Comunidades na Alemanha em conjunto com a Federação das Associações Portuguesas e o jornal Portugal Post.
A comunidade lusa vai montar também centros de informação nas associações portuguesas de Guetersloh, Gelsenkirchen e Gross-Umstadt (Frankfurt), para apoiar aqueles que se desloquem à Alemanha, entre 9 de Junho e 9 de Julho, para assistir ao Mundial.
Fonte: O Jogo


Já há algum tempo que tenciono promover esta campanha, mas esta notícia foi a deixa que precisava! Se bem se lembram, no Euro 2004, boa parte do país agarrou na bandeira nacional e colocou-a em tudo o que era sítio, para mostrar ao mundo o orgulho de ser tuga. Bom, aproveitando o mote dos emigrantes na Alemanha, que tal colocarmos a bandeira à vista de todos JÁ??? Assim, não só a Selecção é bem recebida lá, como também vai daqui com um incentivo inesquecível... Então vamos lá, tudo a resgatar as bandeiras do armário e arejá-las nas janelas, varandas, automóveis e t-shirts deste país!!! Mostremos ao mundo que estamos cá, apesar das crises e das tricas da Liga, da economia degradada, da seca, da chuva, da gripe das aves...

Começa hoje a Primavera, é Dia Mundial da Poesia e Dia Internacional contra a Discriminação Racial e é a Semana da Limpeza... não faltam, portanto, pretextos para fazer qualquer coisa de útil por nós próprios! :)

quarta-feira, março 15, 2006




















É já no próximo fim-de-semana!!!

quarta-feira, março 08, 2006


"No Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho: redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas só em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história."


Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher.

Sim, concordo que ainda há muita mulher explorada e maltratada. Sim, agradeço às senhoras mártires terem sido mulheres de barba rija e terem batido o pé. Sabemos, contudo, que ainda hoje temos mais ou menos os mesmos problemas que elas tinham.
Mal, bem pior que "nós", estão 90 milhões de chinesas maltratadas pelos maridos, milhares (senão milhões) de mulheres africanas que sofrem amputações sexuais ainda em crianças e um sem número de casos que todos os dias nos passam em frente aos olhos na televisão e que ignoramos se são demasiado perto de nós...
Dispensava o paternalismo de termos um dia para comemorar as supostas conquistas que tivemos. Um dia destes vamos ter que fazer tudo de novo para reconquistar o direito de ter tempo para a família, os filhos e os amigos. Os homens não têm dia internacional... logo, ser Dia Internacinal da Mulher não é um indício de igualdade!

Ainda assim, deixo aqui um beijo especial para as fantásticas mulheres que conheço!

quarta-feira, março 01, 2006

Sim, eu sei, há que tempos que não escrevo... nada que contar, suponho...
De qualquer forma quero partilhar com o mundo que em Setembro nascerão três bebés dentro da minha "família". O André ou Catarina, filho/a de uma grande amiga da infância, a Beta, que entre encontros e desencontros a que a vida nos obrigou, esteve e está sempre presente; a outra criança, que não sei como se chamará ainda, filha do meu primo mais velho, Pedro, e da minha prima emprestada, Ana; e nasce também o segundo filho (ou filha) da Vanda e do Ricardo, que se conheceram no chat da Rádio Comercial, onde, aqui há uns tempos, se formou um grupo de amigos que perdura no tempo, o Gang da Comercial! Sejam bem vindos, pequeninos!